11 de abril de 2010

A extinção de bons cantores

Fico triste ao ver pessoas cantando bem na tv, como em programas como o Ídolos ou o American Idol. Sabe por que isso me entristesse?

As pessoas que tem talento não tem "espaço" na mídia! Pense: quantos cantores que cantam bem estão fazendo sucesso?

Aqui no Brasil, por exemplo, o que faz sucesso no momento são os tais intérpretes "emos", "pagodeiros", "funckeiros" e "sertanejos". De todos esses estilos, o que possui mais técnica vocal acredito que seja o sertanejo. Ou talvez nenhum saiba cantar verdadeiramente, se escondendo atrás de um rostinho bonito ou acordes de guitarra, batidas remixadas ou um som de violão.

Nos EUA, não sei exatamente o que anda "bombando", mas acho que é o hip hop. Pelo que eu sei, o que dá mais grana por lá é esse estilo. Agora, vai dizer que esses rappers sabem de fato cantar?

Então, eu fico realmente com pena das pessoas que tem o "dom" e cantam pra caramba. Os vencedores desses programas dificilmente ganham espaço de destaque na mídia. Será que o público não está afim de ouvir bons cantores? Ou as gravadoras estão determinando o que o público irá gostar, colocando seus cantores em lugar de destaque na mídia?

Sinceramente não sei o que acontece. Acredito que o público tenha cultivado uma cultura de gostar de música ruim, e as gravadoras se aproveitam disso colocando na mídia seus músicos ruins, extinguindo a aparição de bons cantores.

Os participantes desses realty shows fazem sucesso por algum tempo, até serem completamente esquecidos pela mídia e, consequentemente, pelo público. Depois vão tocar nos finais de semana em um barzinho qualquer, aproveitando o pouco de fama que ainda lhes resta. Certamente vão precisar mudar de profissão pra conseguir "viver bem".

E este então é o triste fim dos bons cantores! Eles estão em extinção.

7 comentários:

  1. Pior que é verdade isso. Muita gente passa por esses programas, canta demais, mas não tem o valor da mídia. Nos EUA até recebem uma valorização após o programa, como é o caso da Kelly Clarkson, do David Cook, mas no Brasil não se ouve falar de cantores que passaram por esses programas, fora a única exceção que conhece, que é o Tiaguinho do Exalta, que participou do Fama na Globo, saiu logo no começo e agora tá fazendo grande sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com boa parte, apesar de saber que tu não tem nenhum conhecimento sobre técnicas de canto, e consequentemente não tem capacidade para dizer quem canta mal ou bem :)

    E vale a ressalva de que esse tipo de fenômeno não acontece só com o canto, mas na área da música em geral e em diversas outras áreas.

    ResponderExcluir
  3. Cauê

    Certamente não tenho conhecimento teórico sobre técnicas de canto, porém como ouvinte de músicas em geral, posso avaliar que uma pessoa canta bem ou mal. Para isso, não precisa deter o conhecimento de técnicas de canto, basta ouvir e apreciar ou desgostar, exercício que qualquer pessoa leiga pode fazer.
    Não citei o nome de nenhum músico/cantor, portanto não avaliei quem canta bem ou mal. Só citei que os cantores sertanejos possuem maior técnica vocal do que um funckeiros ou emos, por exemplo. Embora, hajam suas exceções.
    Sim, infelizmente esse tipo de fenômeno não se restringe só a área musical, infelizmente...

    Valeu :)

    ResponderExcluir
  4. "Certamente não tenho conhecimento teórico sobre técnicas de canto, porém como ouvinte de músicas em geral, posso avaliar que uma pessoa canta bem ou mal."

    "Para isso, não precisa deter o conhecimento de técnicas de canto, basta ouvir e apreciar ou desgostar, exercício que qualquer pessoa leiga pode fazer."

    Não concordo com o que tu falaste no primeiro parágrafo, e o porquê disto tu mesma respondeste no segundo. Tu, como qualquer pessoa leiga nessa área, podes ouvir a músca e gostar dela ou não gostar. Mas não podes afirmar se é ruim ou bom num julgamento universal, porque é a tua opinião, e não uma avaliação criteriosa de alguém que conhece a área, logo não pode ser afirmado como uma verdade absoluta que deve ser aceita por todos.

    ResponderExcluir
  5. Cauê

    Treinando as aulas de direito?
    AHUAHUAHUHAUAHU (eu mereço)
    Tá, ainda não me convencesses...
    Posso afirmar com meu conhecimento empírico que um sertanejo possui maior técnica vocal do que um cantor emo ou funkeiro, baseado na análise geral dos cantores que compõe essas classes, em uma maioria. Isto pode ser verificado através da análise dos jurados de reality shows como Ídolos ou American Idols, que aprovam uma quantidade maior de cantores sertanejos do que dos outros grupos, exatamente por possuiram talento e maior domínio de técnica vocal. Assim, pode-se constatar que a maioria dos cantores sertanejos apresentam maior técnica vocal do que os emos ou funkeiro, embora HAJAM exceções.

    Deu pra ti

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau!

    ResponderExcluir