17 de dezembro de 2009

A reprodução das minhocas

Tenho andado um pouco cansada de tudo: escola, responsabilidade, trabalhos, professores “queridíssimos”, pessoas mal-humoradas, enfim... dessas coisas que envolvem assuntos escolares.
Essa semana foi ainda pior, provas e mais provas de matérias que eu não tenho a menor afinidade e o menor interesse. Fora meus trabalhos do técnico, que certamente são bem mais divertidos e interessantes.
Então, estava eu estudando pra uma prova de biologia. Legal, eu estava até “gostando” do conteúdo até chegar na parte de vermes. PQP! Existe coisa mais desagradável do que estudar a reprodução dos vermes, as camadas embrionárias dos vermes, o sistema de excreção dos vermes...
Se não bastasse isso, quando chego nos anelídeos aparecesse o tópico mais bizarro na minha frente: “ A reprodução das minhocas”. Então, eu tenho vontade de morrer de rir do nosso sistema de ensino escolar. Por que DIABOS uma pessoa em pleno ensino médio vai ter que estudar a reprodução das minhocas? É algo extremamente cômico e desnecessário. Com tanto assunto interessante e válido pra vida, temos que estudar a reprodução das minhocas.
Tudo bem, você pode pensar “isso é conhecimento geral, pra você saber que tipo de carreira quer seguir e blábláblá”. Mas ainda não me convence. Acredito que mesmo que uma pessoa em sã consciência queira cursar biologia, ela não vai ficar estudando a reprodução das minhocas... ¬¬
Mas voltando ao nosso sistema de ensino escolar, quando me deparei com este tópico pensei no tal de ENEM e fiquei feliz. Pelo menos, a nova prova do ENEM não envolve conhecimentos inúteis no cotidiano de uma pessoa, como por exemplo a tão citada “reprodução das minhocas”. É uma prova extensa, traumatizante... Mas que com certeza exige do aluno muito mais conhecimentos gerais e “úteis” do que “decorebas” do ensino médio.
Portanto meus amigos, vou passar a reprodução das minhocas adiante e chegar nos moluscos, porque me nego a querer saber a maneira de como as mesmas recebem o espermatozóide.

VIVA A GENÉTICA ( BIOLOGIA ÚTIL E INTERESSANTE )!!!

Sem mais para o momento.

Um comentário:

  1. É o que eu digo, não adianta falar que os conteúdos são inúteis, que não vão servir de nada pra nossa vida. Se formos pensar assim, vamos pensar assim para todas as disciplinas. De que me adianta saber que o Brasil apoiou os aliados com a FEB na 2ª Guerra? De que me adianta saber resolver cálculos com números imaginários? De que me adianta saber o que é uma conjunção adversativa? De que me adianta saber a causa das guerras feitas pelo IRA?

    Pensando por esse lado, podemos ter jogado 3 anos ou mais das nossas vidas no lixo. Mas a questão é que nos já sabemos o 'básico'. O que vão ensinar para alunos do Ensino Médio se não isso? Tendo em vista que as pessoas até ali estão fazendo um 'ensino médio' elas precisam saber um pouco sobre tudo. E esse pouco vai aumentando gradativamente, talvez porque já não tenha mais o que ser passado. É claro que 70% desse conhecimento, a grosso modo, vai ser completamente inútil para nós. Mas a maioria das pessoas não sabe o que vai fazer da vida nessa idade, então, precisa de tudo mesmo. Não concordo plenamente com este sistema de ensino, mas não sou contra até que apareça um melhor.

    ResponderExcluir