22 de janeiro de 2010

Obrigatoriedade Eleitoral e a Democracia

Este ano eu fico “maior”. E como presente da minha tão desejada maioridade, eu recebo um título eleitoral! Oh coisa linda, não? Desde quando vivemos em uma república democrática, quando se é obrigado a votar?

Vamos parar com a visão romântica de que “seu voto pode mudar o mundo”, sabemos que isso não acontece. Votamos (eu ainda não, mas votarei logo na próxima eleição :P) sempre tendo uma esperança nem que seja no dedo do pé de que o infeliz candidato faça algo de útil. E qualquer porcariazinha que este faz, nos toca o coração: “pelo menos ele fez alguma coisa!”.

Mas quando alguém vai fazer algo de útil, minha gente? Priorizando a qualidade de vida da população, estando de acordo com os direitos humanos? Eu penso que nunca.

Como diz meu namorado, se começarem a consertar as coisas (saúde, educação, moradia) não vão ter mais o que prometer para se reeleger. E duvido que algum candidato tenha tido um bom coração e uma ideia super bem bolada pra acabar com esses zilhões de problemas que existem no nosso país, na nossa cidade e nos nossos bairros.

E o que faremos? Nada. Iremos nos alienar ao sistema, depositando nossas esperanças em cada candidato infeliz que votaremos. Por quê? Somos obrigados, pow.

PS: Perdão, “desfoquei-me” um pouco ;/

Nenhum comentário:

Postar um comentário