29 de setembro de 2009

Viver de Idéias

Ser designer não é sair desenhando coisas por aí. Não é coisa de criança de pré, ou das aulas de educação artística do ensino fundamental. Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, ser designer é viver de idéias. Você já pensou o quão complexo é viver de idéias? Ter que viver tendo idéias para tudo que você cria? Diferente de um matemático que tem a fórmula certa para resolver um problema, para o designer não há fórmula: o problema será solucionado através da análise do mercado, pesquisa de similares, rabiscos no “sketchbook”... Até que ele consiga pensar em algo diferente e original, que esteja à frente do mercado. Não há regras de como agradar este mercado, sua única defesa perante ele são os seus argumentos, a defesa de seu projeto.

Por isso, os designers não podem parar. Precisam viver pesquisando, estudando, se atualizando e pensando. E esse pensar inclui noites de insônia, dias nervosos e surtos psicóticos. As idéias não podem cessar.

Contudo, ser designer é divertido e gratificante. Divertido por você viver em constante aprendizagem, sendo interado de novas peças, mídias, artistas e tecnologias. Gratificante por você saber que o seu trabalho irá criar o inexistente, dar sentido ao que não existe e destacar as coisas despercebidas no mundo.

PS: Só por que eu estou prestes a ter um surto psicótico, em virtude da minha ausência de idéias. Acontece. ; / Mas, continuo gostando da idéia de ser uma aspirante a designer :D

Um comentário:

  1. Vejo um texto de alguém que parece bem sonhadora com o curso que está fazendo, parece entusiasmada. Parece que tu escolheste o curso certo, hein? Pelo menos sempre achei isso, não sei porque. Mas talvez não. Talvez tu faça uma faculdade de algo bem diferente (jornalismo?) e nunca mais estudar ou querer ouvir falar sobre design. Quem sabe o que vai ser? Os sonhos de hoje podem ser as risadas de amanhã.

    ResponderExcluir